Header Ads

Bate-Papo: Histórias de Fantasmas - Fantástica Jornada 2023


Histórias sobre o mundo dos mortos e como ele interfere no mundo dos vivos existem provavelmente em todas as culturas, e antes mesmo da literatura elas certamente já eram compartilhadas em torno de fogueiras.

Mas há todo um gênero literário batizado de Histórias de Fantasmas, dos quais já fizeram parte escritores de grande renome como Charles Dickens, Virginia Woolf, Aluísio Azevedo - e se parar para pensar, até mesmo William Shakespeare e Machado de Assis.

Convidamos o público para um passeio pelas histórias de fantasmas de ontem e hoje - com direito a dividirmos nossas próprias histórias arrepiantes no final.

CONVIDADOS

Cid Vale Ferreira é bacharel em Letras pela FFLC-USP, livreiro e editor. Começou a publicar no underground dos zines góticos com Aranhas do aquário (1996), e editou posteriormente os sites Sépia Zine (1998-2000) e Carcasse (2000-2005). Atuou no mercado de livros didáticos entre 2004 e 2015, em editoras como Scipione, Atual, Moderna, Saraiva, IBEP, Aymará e Oxford University Press, entre outras. Desde 2016, é sócio do Sebo Clepsidra, empresa que reúne uma editora independente e dois sebos-livrarias na cidade de São Paulo. À frente da editora, coordena sua curadoria e o processo de edição e produção. Em 2018 fundou a Coesão Independente, coletivo que reúne mais de 100 editoras independentes. Como organizador, publicou Voivode (2003, Pandemonium) e As trevas e outros poemas de Lord Byron (2007, Saraiva).

Diogo Nógue é artista visual, professor, ilustrador e escritor. Natural de Suzano, cresceu na zona leste de São Paulo. Na arte, desenvolve sua pesquisa em pintura, desenho e objetos explorando simbolismo, ancestralidade negra diaspórica. Como escritor publicou os livros "Pedra Polida" e “Retratos Apagados”, e também a antologias "Pretos em Contos vol.1 e vol.2” que foi finalista do prémio Jabuti 2022.

Ira Croft, apresentadora no Aconteceu Comigo, um podcast sobre relatos de experiências sobrenaturais. Escritora nos livros O melhor do terror dos anos 80 e o Melhor do Terror dos anos 90 e roteirista na história em quadrinho Capitu e o seu Monstro, junto de Hector Lima e arte de Germana Viana, publicada na Revista Sinistra #2. 

com mediação de
Silvio Alexandre é editor e gestor cultural com formação em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Criou e dirigiu diversas coleções de literatura fantástica e de quadrinhos. É o criador do Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica; membro da Comissão Organizador do Troféu HQMIX; colunista do programa “Olá, Curiosos!” e integrante do Coletivo André Carneiro. 

QUANDO?
Sábado - 27 de maio - às 13h 

ONDE?
Biblioteca Municipal Viriato Corrrêa
R. Sena Madureira, 298
Vila Mariana, São Paulo - SP

PARTICIPE TAMBÉM
Do café com convidados
, às 11h, para celebrar os 15 anos de Biblioteca Temática
Do larp Aos 8 Dias em Heinemann Street, das 15h às 18h, com inscrições abertas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.