Header Ads

Temporada de Lives nas Bibliotecas 2009

Encerrou-se no sábado, dia 25 de julho, a Temporada de Lives nas Bibliotecas 2009. Parte integrante do projeto Viaj&ação da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo (que também contou com mesas de RPG do grupo Megacorp, oficinas de xadrez e grafite), os lives produzidos pela Confraria das Idéias levaram temas diferenciados para cada biblioteca e alcançaram públicos de idades distintas (de 10 a 30 anos).

1ª Etapa: Faroeste - bairro do Jabaquara, Biblioteca Paulo Duarte (dia 20/06).


O tema escolhido – faroeste – foi sugerido pelos jogadores no final do live de vampiros, ocorrido durante a Fantástica Jornada Noite Adentro (Biblioteca Temática Viriato Correia). Foi com grande expectativa que se deu a sua realização, com os participantes comparecendo à caráter e – ao som de Enio Morricone - duelos, confabulações e aventuras distintas foram vivenciadas no velho oeste, na cidade fictícia de West Hill. O humor da história foi revigorado com grandes interpretações dos participantes, aliados à recursos cenográficos inusitados, como “cavalinhos de pau” (simbolizando as montarias), “biribinhas” (sonorizando os disparos das armas de brinquedo) e cenário com fachadas suspensas (banco, prefeitura, cadeia, etc.).
"Ao participar da organização do live, precisamos sempre pesquisar a respeito do tema e entender o período em que se passa a história. Antes, esse não era um dos meus temas favoritos, acabei sendo surpreendida e gostando muito da trama e de seu desenvolvimento! Essa é uma das características que mais gosto nos lives, pois possibilitam a vivência do tema, que acaba por quebrar barreiras de preconceito e inibição!" - conta a Confrade Luciana.
Um vídeo foi especialmente desenvolvido com a filmagem do live, relembrando momentos divertidos e marcantes da aventura.




“Tivemos cenas muito interessantes como o duelo, a fuga da prisão e a cena dos bandidos confabulando embaixo de uma árvore. Clássicos do Velho Oeste.”, cita Confrade Renault.


2ª Etapa: Las Vegas - bairro de Parada de Taipas, biblioteca Érico Veríssimo (dia 27/06).

Quando se pensou em realizar uma história em Las Vegas, com uma trama se passando em um grande cassino, tinha-se como base a faixa etária presente no live anterior, do faroeste, por volta dos 20 a 27 anos. Mas uma surpresa no dia: o público que compareceu foi predominante dos 10 aos 12 anos de idade. Com o apoio dos jogadores mais experientes que compareceram, a história foi reformulada (em tempo recorde!) para se adaptar à faixa etária.
“A compreensão da história, seus elementos e conflitos não poderiam ser alcançados adequadamente se preservássemos alguns dos elementos iniciais, então foi necessário um esforço coletivo para aplicar as transformações necessárias. Felizmente estávamos preparados para suprir a demanda, com a experiência de oficinas realizadas nos anos anteriores para público de semelhante idade, nas bibliotecas da Vila Maria e Butantã, por exemplo.”
– recorda Confrade Godoy.
Mas as surpresas não pararam por aí, os jovens participantes do live se interaram com a história, desvendaram os enigmas e o resultado foi acima do esperado!
"Tivemos que ter um poder de adaptação para reencaixar elementos base da história e dos personagens de acordo com o público inesperado. Foi muito bom ver como eles (os jogadores) conseguiram corresponder e alcançar o objetivo no jogo!" - comenta Confrade Thomaz

3ª Etapa: Piratas! - bairro do Guaianazes, biblioteca Cora Coralina (dia 04/07).

Aqui, uma peculiaridade: a data do live acabou coincidindo com a do evento RPGcon, causando uma dificuldade inicial na divisão do grupo para cobrir as duas atividades e do próprio público, que se movimentou em massa para o RPGcon. Ainda assim, jogadores iniciantes tiveram a oportunidade de participar pela primeira vez de um live-action, com o tema “piratas”, vivenciando uma aventura no convés de um navio assombrado pelos delírios de seu capitão.
"Foi exigido um esforço coletivo na Confraria para suprir as demandas, realizar praticamente um live a cada semana e ainda participar do evento RPGcon. Felizmente a equipe se dividiu bem e tudo correu da melhor forma possível" - relembra a Confrade Luciana.

Para o cenário, transformar a biblioteca no convés de um navio foi uma missão complexa, mas as soluções começaram a aparecer com naturidade, com a montagem da cabine do capitão, do mastro principal (onde uma luz foi instalada para simbolizar uma das superstições), a frente do navio, etc.
"Tivemos a oportunidade de experimentar em jogo as supertições que envolvem o tema, é uma ferramenta que pode ser utilizada em muitos lives" - afirma Confrade Cauê.

4ª Etapa: Cangaço - bairro Vila Nova Manchester, biblioteca Lenyra Fraccarolli (dia 18/07).

Após uma “folga” de uma semana ocorrida por conta do feriado de 09 de julho, um tema inusitado foi desenvolvido: cangaço. Quem já trabalha com RPG há bastante tempo sabe que praticamente quase todo tipo de tema pode ser bem desenvolvido, mas alguns não tão comuns, principalmente no que se remete à assuntos tipicamente nacionais e regionalistas, causam grande impacto durante a sua divulgação, com estranheza por parte de uns e empolgação por parte de outros – como foi o caso do live de cangaço. A idéia já vinha sendo incubada dentro da Confraria há alguns anos, e torná-la realidade teve um sabor especial, principalmente com o ótimo desenrolar da história, onde os jogadores se divertiam com o sotaque, a superstição e o folclore que envolvia o tema do live.
“Talvez pela familiaridade com a temática nordestina, os personagens ganharam um ritmo próprio, muito além do esperado. Poderia se dizer que o modo de falar, trejeitos e expressões utilizadas eram comuns aos jogadores, tal a naturalidade que demonstraram. O tema é muito rico e bastante divertido.”, relembra Confrade Renault.
A própria santa e o coisa ruim deram os ares de suas graças nesta divertida e animada história nos sertões do nordeste brasileiro, em meio ao auge do cangaço.


5ª Etapa: Viagem no Tempo - bairro Vila Curuçá, biblioteca Vicente Paulo Guimarães (dia 25/7).

Elaborar uma história de ficção científica, em um live, é sempre um grande desafio. Porém, já na primeira reunião de brainstorm surgiram tantas idéias que foi impossível não se arriscar nesta empreitada, e até um trailer de divulgação e ambientação da história foi preparado.




Diversas literaturas de ficção científica foram consultadas, sendo as principais idéias inspiradas no curta de Chris Marker, La Jeteé (que inspirou também o filme "os Doze Macacos").
“Construir uma máquina do tempo convincente exigiu bastante da nossa criatividade e capacidade de improviso” – cita Confrade Godoy.
A trama teve elementos de suspense e até de terror, com os participantes sendo acuados pela presença de criaturas (pessoas infectadas pelo vírus lunar) que ameaçavam a colônia terrestre em meio a uma forte névoa. Após o término do live, todos tiveram a oportunidade de utilizar a máquina do tempo e se divertirem com as viagens extra-temporais!
"Foi divertido fazer a máquina do tempo. É interessante colocar elemento só narrativo em um live, como em um jogo de tradicional de RPG de mesa, já que durante a viagem do tempo as informações / interações eram descritas pelo narrador para o jogador por meio um fone de ouvido conectado a um microfone" - comenta Confrade Cauê.

A Temporada de Lives nas Bibliotecas 2009 (Viaj&ação) chega ao final e o saldo foi positivo: houve uma maior divulgação do RPG / Live-Action em diversos meios (sites de RPG, Catraca Livre, bibliotecas, entre outros), formação de novos jogadores, utilização e experimentação de novas temáticas - fatos que contribuem para o fortalecimento do RPG em um âmbito maior e que nos deixam com a sólida sensação de missão cumprida.

Agradecemos a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo que viabilizou o projeto, as chefias e funcionários das bibliotecas que cederam o espaço e a todos os jogadores que participaram das aventuras e contribuíram com as histórias de forma especial.

Para quem participou de alguma etapa ou mesmo para aqueles que não tiveram a oportunidade em breve disponibilizaremos um vídeo contando todas as aventuras. E, claro, estamos preparando os próximos live-actions. Acessem nosso site e blog e aguardem pelas novas datas e temas!

Confraria das Idéias

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.