Header Ads

A comunicação do corpo

Quer dar um show de interpretação com seu personagem? Então confira as dicas abaixo

Já se deparou com uma situação em que percebeu que alguém não estava bem mesmo sem a pessoa ter dito nada? Ou em que você sabia que a outra pessoa estava mentindo apesar de estar sendo bem convincente? O que costumamos chamar de intuição, muitas vezes pode ser apenas fruto de uma observação mais apurada da expressão corporal do interlocutor. Pois é, o nosso corpo também “fala”.

Muita gente acredita que, quando conversamos, nos comunicamos apenas por meio da fala. A verdade é que para transmitir uma mensagem, utilizamos todos os recursos disponíveis: olhar e gestos com as mãos, braços e pernas são usados para confirmar, enfatizar, completar e até mesmo contradizer o que estamos tentando dizer verbalmente. Todos nós conhecemos pessoas que “falam com as mãos”, ou que não param de se mexer enquanto falam. Essas pessoas apenas estão usando todos os seus recursos para garantir que o recado seja entendido.

Acontece que, muitas vezes, nosso corpo nos trai e expressa sentimentos que estamos tentando reprimir ou ocultar. São casos como o da amiga que diz que está bem, quando você pode “sentir” claramente que não é verdade, ou do namorado que não consegue olhar em seus olhos para confirmar a história que acabou de contar.

A necessidade de vivermos em sociedade nos leva a assumir certas condutas e a reprimir outras que seriam consideradas inaceitáveis pelo grupo. Esses comportamentos reprimidos, no entanto, muitas vezes são manifestados pelo nosso corpo de maneira inconsciente. Saber ler essas mensagens lhe ajuda a entender melhor o comportamento dos outros e os seus.

Vendedores, palestrantes, professores e atores profissionais são mestres em observar e interpretar as mensagens que o corpo transmite. Os atores, em especial, não só observam e interpretam, mas também reproduzem com perfeição gestos específicos, que muitas vezes dizem mais do que mil palavras. No cinema ou nas novelas, conhecemos dezenas de atores que dão show de interpretação, em papéis completamente diferentes entre si (muitas vezes em um mesmo filme ou novela).

Para interpretar um personagem durante o jogo, o ideal é entender quais são as motivações e os objetivos dele e depois imaginar como essas idéias seriam expressas. Se o personagem é invejoso, por exemplo, como você representaria isso? Seria algo escancarado ou reprimido, demonstrado apenas pelo olhar? Se estivesse apaixonado por alguém isso seria evidente para todos ou a timidez do personagem impediria que a pessoa amada sequer o notasse? Como seria o seu comportamento nessas situações?

Observe seus amigos, parentes e até a si mesmo. Desenhe, leia e registre todas as informações, pois, por menor que sejam poderão levar a uma série de associações futuras que virão somar em seu personagem.

Finalmente, uma comunicação eficiente depende também da forma como você fala. O uso de palavras que você não domina ou de um tom de voz inadequado pode comprometer toda a mensagem. Para resolver isso, só há uma solução: treino.

É preciso descobrir e experimentar os sentimentos enquanto fala e saber quais os efeitos que sua voz está causando. Algumas mudanças soam melhores internamente do que ao ouvinte. Como dicas para uma boa fala, além de muito treino, podemos citar a velocidade, a projeção da voz, a clareza, a expressão, a entonação, a postura, o contato visual, o equilíbrio e a confiança, todos em harmonia, nada muito forte ou fraco.

Para uma interpretação satisfatória, procure destacar o elemento primordial (palavra – chave, emoção, imagem, lembrança) que tenha relação com seu personagem, assim poderá deixar o objetivo dele mais explicito.

“A boa interpretação é aquela capaz de gerar imagens e sensações através da expressão do corpo e da voz”

E claro, entregue-se e divirta-se!

Um comentário:

  1. Oiiiiiiii^^
    É a GLAU..além de dizer parabéns pelos trabalhos feitos durante esse tempo todo. Ahh e mais uma coisa estou chocada..com a foto no Index pode deixar lá prometo não cobrar direito de imagem hohohohohoho...
    Mas continuo em choque :-D

    Bjkas
    Até Breve ^^

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.