Header Ads

18 anos do primeiro larp da Confraria das Ideias: "Tempos de Chumbo"

Imagine um evento de RPG e um larp com tema baseado nos anos sombrios da criação do Ato Institucional n°5 (AI-5) em 1968? Cerca de 600 pessoas se reuniram no evento III Convenção de RPG da Zona Norte, em 24 de abril de 1999. 

Era o primeiro ano do grupo como Confraria das Ideias, e havia um ensejo já anterior de que deveríamos navegar por temáticas que saíssem do senso comum do que era usual na comunidade do RPG da época, povoado por larps (na época chamados de lives ou live-action) de vampiro, rpgs de terror (linha storyteller principalmente) e os clássicos medievais. 

Não era uma afronta à esses temas (que tiveram espaço nas mesas de rpg), mas um apetite para levar as experiências dos jogos a um outro patamar - especialmente nos larps - permitindo também a inclusão de pessoas que não eram ligadas à esse universo. Esse sentimento já havia sido ensaiado anteriormente com os larps “Loucura, uma face da mente” e “Estado de Graça” e se consolidava com o larp “Tempos de Chumbo”, o primeiro sob o selo Confraria das Ideias.



Apesar do desafio de trilhar por um tema tão complexo, acreditávamos que era importante ser retratado, que o AI-5 não poderia ficar no esquecimento. E o pessoal da Biblioteca Narbal Fontes - que eram mais que ótimos anfitriões - apoiaram a iniciativa e trabalharam ativamente ajudando tanto na pesquisa, quanto no desenvolvimento todo.




No evento de RPG montamos uma decoração e divulgação com o tema em questão, além de uma intervenção intitulada “Canto da Tortura”, que buscava levar o visitante a uma pequena imersão que remetia aos maus-tratos que tantos passaram (basicamente, era um espelho montado de forma que o rosto do visitante se encaixasse a um corpo exibindo ferimentos de tortura, com susto especialmente preparado no final).


Mas a experiência principal foi mesmo o larp “Tempos de Chumbo”, realizado ao término do evento de RPG. 

No roteiro, uma publicação do personagem fictício “General Cordeiro da Cruz” era um evento social onde figuras políticas e importantes membros da sociedade da época se reuniam, além de jornalistas receosos com o momento conturbado, agentes infiltrados do DOPS, e estudantes membros de grupos revolucionários com uma missão perigosa em andamento.





Para que o larp tivesse o máximo de verossimilhança possível com o clima e fatos da época, um grande processo de pesquisa, tanto em livros e jornais, quanto em entrevistas com quem viveu a época foi realizado. 

Decidimos que o ponto de partida para a trama do larp seria realizar um paralelo com os acontecimentos relacionados ao Congresso dos Estudantes de Ibiúna, de 1968, quando cerca de mil estudantes foram presos pela polícia. Também convencionou-se que, mais que ilustrar uma época, o principal objetivo seria trazer o clima, fazer com que os participantes emergissem em um ambiente de opressão, medo e intolerância.

O larp foi inesquecível. Uma mensagem de resistência, de memória e de alerta também. O jogo foi intenso, com diversas tramas acontecendo simultaneamente e um alto grau de imersão dos participantes. 

"Tempos de Chumbo impressionou principalmente pelo sentimento de perseguição que incutiu nos jogadores. Talvez algo em parte parecido com o que as pessoas sentiam na época." Confrade Renault




Realizado originalmente com 40 participantes, de autoria da Confraria das Ideias e maior parte do texto de idealização de André Canário de Mello - o Confrade Piu. 




Mesmo após tanto tempo, essa produção repercute até hoje nos ideais e inspirações que movem a Confraria.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.